Skip to content

Sobre o blog

IHC: Interação entre homem e computador

O ser humano possui um certo número de habilidades e deficiências. Conhecidas estas características determina-se, com pequena margem de erro, procedimentos de interação facilitados, tornando possível e aprazível o uso de produto interativos. O sucesso do objetivo pretendido pelo usuário é o resultado esperado de um procedimento de interação bem projetado. Mas muitas vezes a inteligência humana é desafiada,  e condições de interação mal projetadas insistem em obter do usuário decisões de interação para realizar processos e procedimentos não compreendidos (“Eu não estou entendendo!“). Nestes momentos, além da incompreensão, encontram-se condições de difícil aceitação em que o usuário não acredita que este poderia ser o caminho correto a ser tomado (“Não. Mas não pode ser assim!“) ou ele não se atreveria a fazer por que tem medo que algo ruim aconteça (“Não. Mas se eu fizer isso vai apagar tudo!“).  Por isso, entender o ser humano, seu comportamento, seus desejos e manias é a melhor forma de encontrar soluções de projeto de interação.

O que me motivou a criar este blog foi a possibilidade de divulgar um grande volume de conteúdo sobre interação que tenho desenvolvido para ministrar aulas de IHC. O resultado foi uma apostila extensa que ajudava os alunos no acesso ao conteúdo da disciplina. Compilado ao longo de quase 5 anos este material tem sua base no livro Além da Interação Homem Computador de Roger, Preece e Sharp. Aos poucos coisas novas foram sendo incluídas, outras coisas sofreram modificações e algumas atividades foram sendo desenvolvidas para auxiliar na fixação da parte teórica.

Pretendo colocar todo o conteúdo da apostila (índice) aos pouco. Espero terminar ainda neste ano (2009).

8 Comments
  1. Libório de Oliveira Júnior permalink

    Boa tarde Profa. Irla, como está?

    Meu nome é Libório de Oliveira Júnior e cheguei ao seu blog vasculhando a internet sobre modelo de engenharia de usabilidade.

    Como você, sou professor e acabei “esbarrando” em IHC por um acaso e acabei me apaixonando pelo tema. Desta paixão, recebi o convite de ministrar uma disciplina de designe de interação em um curso de especialização ofertado por uma faculdade da cidade de Francisco Beltrão – PR (moro em Pato Branco – PR).

    Já estou finalizando as aulas (termina neste sábado) o que é uma pena ter conhecido o seu blog somente hoje.

    Bom, estou escrevendo por dois motivos: primeiro para parabenizar a sua iniciativa de construir este blog e divulgar o seu material. A segunda coisa, gostaria de saber se pretende disponibilizar a parte 2 de sua apostila, pois gostaria de tê-la como um dos meus materiais e referências bibliográficas.

    Agradeço desde já por ter aberto este canal para que, profissionais como eu que estão começando, possam trocar experiências com profissionais mais experientes como você.

    Tudo de bom pata ti!

    Att.

    Libório Júnior

    • Olá prof Libório. Obrigada pela gentileza. Fico contente que gostou do material. Aos poucos vou colocar a apostila completa no blog. Mas enquanto isso você pode utilizar o material (apostila completa) que está publicado no scribd (http://www.scribd.com/doc/19653938/ApostilaTASIIHC20092). Grande abraço e boa sorte.

      • Olá, profa Irla, não consigo baixar a apostila do Scrib pois ele exige cartão de crédito. Algum outro local? obrigada elizbeth

      • Elizabeth, enviei o link por email. Se nao der certo me avise que envio a apostila por email.

  2. Leonor Assis permalink

    Olá Irla, assim como o Prof. Libório, estou muito contente em ter descoberto este site.
    O blog, e a apostila me proporcionaram um grande avanço acadêmico e profissional.
    Gostaria de saber se há como, voce me enviar ou se há publicado em algum lugar, o seu gabarito das atividades propostos no final de cada aula, a fins de estudo e aprofundamento em assuntos que se relacionam com a interação do homem com a máquina.
    Desde já agradeço,

    Leonor.

    • Olá Prof Leonor.
      Muito obrigada. Também fico contente por ter gostado do material.
      Infelizmente eu não tenho respostas para os exercícios. Eu acumulava novos exercícios a cada semestre e os disponibilizava para estudo antes das provas, ou seja, não eram cobrados e os corrigia junto com o aluno quando tinham dúvidas. Alguns poucos exercícios faziam parte da nota e estes deveriam ser desenvolvidos e apresentados. Muitos exercícios possuem diferentes soluções. Proponho, no entanto, que se você tiver alguma resposta que queira discutir possamos analisá-la juntos e depois publicá-la por aqui (com os devidos direitos, naturalmente).
      Desculpe não ter lhe respondido antes.
      Grande abraço!

  3. Leonor permalink

    olá Irla, assim como o Prof Libírio, estou profundamente agradecido pela descoberta do seu blog, e da sua apostila.
    Ela me ajudou muito em experiencias correlatas da relação humano computador, a qual dedico minha vida tanto profissional quanto acadêmica.
    Por suposto, gostaria de saber se é possível o envio do seu gabarito das apostilas, para fins educativos.
    desde já agradeço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: