Skip to content

About me

Sou formada em arquitetura e urbanismo, mestre e doutora em Engenharia de Produção. Minhas pesquisas sempre foram voltadas para o uso da tecnologia de Realidade Virtual (RV). No mestrado tive o foco de minha pesquisa nas aplicações da tecnologia de RV na área de arquitetura e urbanismo como alternativa de visualização e para o desenvolvimento de projetos. No doutorado a RV foi analisada conforme os princípios, modelos e procedimentos de interação possíveis em ambientes tridimensionais em busca de uma solução de avaliação para desenvolvedores de aplicações com a tecnologia de RV. Foi o momento em que comecei a pesquisar e me envolver completamente com o campo de pesquisa sobre Interação entre Homem e Computador (IHC).

Meu conhecimento nas áreas de Interação entre Homem e Computador foram adquiridos com o intuito de entender as habilidades, capacidade e limitações do ser humano nas tarefas de manipulação de elementos de interface para interagir com os diferentes tipos de sistemas, em especial em RV. Mas tais conceitos, o que inclui design de interação, arquitetura de informação, usabilidade, entre outros, são categorizados em cenários que vão além dos sistemas computacionais, incluindo assim qualquer tipo de equipamento que exija a interação do usuário para a realização de tarefas.

Tenho artigos publicados na área de RV, avaliação de sistemas e desenvolvimento de sistemas no que tange as atividades de projeto de interação).

Tenho participado como membro revisor do SIGCHI (Special Interest Group on Computer Human Interaction da ACM (Association for Computing Machinery) para diversos congressos na área – UIST (2009), CSCW (2010), IEEE Visualization Conference (2005) and CHI (2000, 2003, 2004, 2005, 2008).

Também participei como membro revisor do EBAI (2007), SVR (2004) e SIGGRAD/Caracas (2002).

%d bloggers like this: