Skip to content

The museum of me by Intel

June 2, 2011

É uma exibição de arte sobre “você” para a campanha ‘The Museum of Me’ para promover o processador Intel’s Core i5. Um aplicativo genial revela uma parte ativa da sua vida social digital projetados nas paredes de um museu virtual fotos, vídeos e as palavras mais mencionadas por você no Facebook.

O app “THE MUSEUM OF ME“, classificado como “Produto/Seviço”,  gera um filme de uma exibição de arte sobre alguns momentos sociais no Facebook. É um app externo e se comunica com o Facebook na hora de coletar os seus dados e na hora de publicar as imagens geradas. Como ele, outros aplicativos encontrados no facebook coletam os seus dados e geram paineis de imagens com os amigos mais ativos na sua rede social, como o “Friend Matrix”, classificado como “Sem categoria”. Mas o “Museum of Me” é o melhor que eu já vi.

O resultado é um filme muito bem elaborado, não publicado no Facebook, que leva você em um passeio num museum bem familiar para apresentar “você” e um resumo da sua vida social. Ele mostra suas preferências, seus amigos, suas fotos, vídeos e palavras.

Embora genial, a idéia pode ser desaprovada por alguns que se sentem invadidos, o que de fato acontece. Megan O’Neill no seu artigo “Intel Museum Of Me Creates A Visual Archive Of Your Social Life” diz:

it a little unnerving that Intel was able to display “me” as accurately as they did.  In the exhibition of my friends it displayed pictures of my two best friends, my boyfriend, two of my family members and my brother’s girlfriend.  In the words section it was strange to see my dog’s name, my favorite food and my name repeated over and over and over again.”

Se você não está certo sobre fazer o seu filme saiba o que algumas pessoas falam sobre a inciativa:

“This is a nice way of engaging people, putting yourself at the forefront of technology and linking the brand and technological power of social (and Facebook’s connectors) with the power of a CPU – nice branding. Wonder what data engine there is behind, if any, and if it will get a cross-channel follow-up. So, this is the museum of  me.” ConversionationTube 

E saiba como se parece um vídeo ‘The Museum of Me’.

The Museum of Me : Steven Crader

PROTÓTIPO E STORYBOARD

Outra aspecto que me surpreedeu foi o protótipo do produto final, o filme.
Um produto bem elaborado tem que passar por etapas de ideação para geração do coneito e concepção que pode envolver prototipagem e criação de storyboard. O protótipo de papel é uma forma barata e gostosa de testar idéias de sistemas de interação. Storyboards são necessários para visualizar cenas sequencias de filme ou vídeo.
Para o projeto  “The Museum of Me” foi elaborado um protótipo com um vídeo daquilo que seria esperado como produto final para o usuário do aplicativo – O filme da sua exibição de arte. Além disso este vídeo mostra o conceito do projeto que é pegar pequenas partes de informação do perfil para então criar uma exibição de arte. O vídeo do projeto começa com a idéia de um protótipo de papel para mostrar o conceito do produto e continua, de forma bem elaborada, apresentando as cenas que o filme final teria para mostrar a exibição do “The Museum of Me”.
Protótipo The Museum of Me by Intel

CLASSIFICAÇÃO DE APLICATIVOS NO FACEBOOK

O Facebook mostra uma lista pequena de categorias de aplciativos. Mas fiz uma “pesquisinha” e descobri que podem existir várias categorias de aplicativos:

Divertidos / Jogos / Esporte / Utilidade / Educação / Encontros / Mensagem / Chat / Música / Eventos / Alertas / Fotos / Negócios / Vídeo / Poítica / Moda / Comida e bebida / Viagem / Finaceiro / Celular / Confidencial / Compartilhamento de arquivos

Ufa! Descobri esta classificação num post de 2008  de Ian Cowley onde ele aponta, na época, o tipo de aplicativo mais popular: DIVERTIDOS (“Just for fun” Is most popular Facebook application category). Jogo é a segunda categoria mais popular. O bom é que podemos controlar a permissão e evitar o recebimento de notificações de jogos.
Existem outras categorias de aplicativos como estilo de vida, entretenimento, família e amigos… Existe, ainda, a categoria “SEM CATEGORIA”. Aplicativos que você já deve ter tomado connhecimento são encontrados em “sem acatgoria”: “Fulano respondeu uma pergunta sobre você” “Saiba o que o seu melhor amigo pensa de você” “O melhor momento que fulano passou ao seu lado foi…”. De fato, eu teria trabalho para achar uma categoria para este tipo de aplicativo. … annoying?!
Esta curiosidade sobre categoria de aplicativos no Facebook surgiu quando eu decidi postar sobre o “The Museum of Me” e não conseguia identificar a categoria do aplicativo. Ele foi classificado como Product/Service.
Leave a Comment

Leave a Reply

