Skip to content

Entrada do Twitter de cara nova: 8 pontos de avaliação

April 28, 2011

As “Novidades na interface da tela inicial do Twitter”, matéria recentemente publicada no Webinsider, apresenta de forma bem simples e direta os principais motivos que direcionaram o novo projeto de interface da tela de entrada do famoso aplicativo de redes sociais digitais, o Twitter.

De forma simples, a nova interface da página incial do Twitter diminui o  excesso de informações da tela inicial e facilita a vida de quem quer apenas “Logar” ou se “Cadastrar”.  Veja os principais pontos abordados na avaliação da interface antiga e como eles foram tratados no novo projeto/design (adaptado do Webinsider).

Figura 1: Interface antiga e campos de avaliação

1. A marca & busca
Análise
: Os elementos que dão inicio à ordem de leitura são bem empregados.
Novo design: Estes elementos são separados. A marca se torna mais discreta, pois não precisa mais ser imposta –  já se tornou pública.   O “campo de busca” continua e é reforçado pelo slogan “Follow your interests”.

2. Últimos Tópicos
Análise: Desnecessário antes do login ou cadastro. Assim como as hashtags mais comentadas, os tópicos que estão sendo discutidos podem ficar exclusivamente no perfil do usuário.
Novo design:
Exclusão deste elemento da seção inicial.

3. Lista com pessoas que estão cadastradas no Twitter
Análise: A popularização do Twitter exime a necessidade de exibir a quantidade de usuários inscritos para comprovar a qualidade dos serviços oferecidos.
Novo design:  Mantem-se a exibição dos usuários cadastrados sem criar conflito com as informações mais importantes. Uma lista de imagens complementa a nova interface de forma dinâmica onde as imagens alternam com frequencia demonstrando ser uma rede viva e ativa.

4. Os tweets mais em evidência no momento
Análise: Desnecessário como a sessão “últimos tópicos” (item 2).
Novo design: Dados excluídos da seção inicial.

5. Vídeo sobre a nova versão do Twitter
Análise: Os usuários frequentes se habituam com as atualizações ao mesmo tempo em que melhorias são feitas para sanar dúvidas mais frequentes. Portanto este vídeo pode ser utilizado como tutorial em uma seção exclusiva para novos usuários.
Novo design:  Retirado da tela inicial.

6. Cadastro
Análise: O botão que leva até a página de cadastro está bem evidenciado, mas disputa e invade o espaço dos campos de “Login” e “Senha”. O usuário só pode entrar seus dados depois de acessar uma nova página.
Novo design: O cadastro é feita na prórpia tela inicial, tornando a operação mais simples, intuitiva e evitando fadigas. Agora esta área está claramente separada do espaço de Login e Senha.

7. Login & senha
Análise: Ponto muito criticado, pois, para acessá-los, o usuário deve clicar uma vez para que os campos sejam exibidos, para só então, inserir os dados. Caso os dados estejam errados, o usuário é direcionado para uma nova página onde o foco é totalmente centrado nesses campos.
Novo design: Campos de “Login” e “Senha” estão expostos na página inicial e o usuário tem uma redução de um clique na operação. Ao clicar em um dos campos de inserção de dados, este é evidenciado a partir de um clareamento da área e caso os dados inseridos estejam errados, o usuário é direcionado para uma nova página, onde o foco é totalmente centrado nesses campos.

8. Mapa do site
Análise: Termos de uso, links para informações secundárias e trocar a linguagem.
Novo design: Termos de uso, links para informações secundárias e trocar a linguagem. As linguagens também já começam expostas, reduzindo um clique desta operação.

Figura 2: Nova interface do Twitter

Resultado: Uma interface limpa, simples e objetiva. Agora é só “Follow your interests” ou “Suivez vos passions” ou “Folge deinen interessen” ou “Segui tuoi interessi” ou “Sigue lo que te interessa” ou …. poxa, ainda não tem em português*?! Mas de qualquer forma: “Siga o que lhe interessa”.

* O Twitter está disponível, hoje, em 10 línguas: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, koreano, turco, japonês e russo. E se você souber qualquer uma destas línguas ou ainda indonésio e turco você pode ajudar o Twitter nas traduções. Acesse twitter.com/translate e siga @translator para as últimas atualizações.

Fonte: Novidades na interface da tela inicial do Twitter, Webinsider, 28 de abril de 2011

Advertisements
Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: