Skip to content

Mídias sociais ou redes sociais?

April 12, 2011

Enquanto escrevia um artigo sobre Marketing promocional e mídias sociais me surgiu a dúvida sobre qual termo utilizar (Redes Sociais X Mídias Sociais). Eu acreditava ser “mídias sociais”, afinal eu já tinha definido até o título do artigo com este termo. Mas de vez em quando meus dedos escreviam “redes sociais” – dedos danados! Então fiz uma rápida pesquisa para ter certeza que  blog e microblog (ferramentas deste projeto de pesquisa) fazem parte do que se entende por “mídia social”.

Como sugere Raquel Recuero, a internet é uma rede digital de comunicação que estabelece o que existe de mais atual nas relações sociais. O seu livro Redes Sociais na Internet fala dos sites de redes sociais, ou seja, sistemas que permitem comunicação entre atores sociais por meio de computador.

De forma bem objetiva, Rodrigo Gabriel Piris me ajudou a entender a diferença entre os termos que ele define da seguinte maneira: “Rede Social é uma comunidade ou rede de pessoas que não está limitada a uma estrutura ou meio (mídia)”Mídia Social é um meio que uma determinada Rede Social utiliza para se comunicar“.

No blog Observando Mídias Sociais os autores definem a rede social como qualquer grupo de relacionamento (amigos) que aconteça offline. Mas na hora de explicar mídia social eles citam as difinições da Wikipedia dizendo que o termo seria antigo e poderia ter sido utilizado para representar a producção de conteúdo por grandes grupos de pessoas a serem  disponibilizados para muitas outras – um livro seria considerado uma mídia social. Sendo assim, hoje deveríamos estar falando sobre “Mídias Digitais” ou “Ferramentas de Mídias digitais” representadas por sistemas online que permitem interação e colaboração social.

Perfeito! Então agora temos: Redes Sociais, Mídias Sociais e Mídias Digitais.

E agora? Mídias Sociais ou Mídias Digitais?

Além do que já parece estar claro, uma Mídia Digital pode significar, também, suportes para guardar e portar dados (CD/DVD) (wikipedia). Um vídeo ou uma fotografia também podem ser mídias digitais.

O que está faltando então? COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO!

Ok. Chega de complicar. Cito Rodrigo Gabriel Piris: “Apresento-lhes o DMC! Digital Media Collaboration.” Post publicado em fevereiro de 2010 que sugere a utilização da sigla DMC para representar (1) Redes Sociais que utilizam ferramentas tecnológicas para se comunicarem ou apenas (2) Mídias Sociais Digitais que permitem a comunicação e colaboração entre os atores sociais de uma rede.

Conclusão: Gosto do termo sugerido por Piris. Mas tenho uma tendência a usar temos em português. Então estou em dúvida sobre como utilizá-lo:

1) MDC – Mídias Digitais Colaborativas

2) CMD – Colaboração com Mídias Digitais

Acho simples, adequado e completo. Só precisa saber qual você prefere.

3 Comments
  1. Yonara Magalhaes permalink

    Acho que o termo mais adequado seria MDC pelo fato da ênfase estar na existência de mídias que promovem a colaboração.

  2. Yonara Magalhães permalink

    Creio que a utilização do termo MDC seja melhor por dar ênfase na existência das mídias que promovem a colaboração.

  3. Eu concordo Yonara. Estou usando este termo no artigo que estou escrevendo. Minha estratégia é encurtar e dar consistência para as diversas vezes que menciono “mídias digitais” (foco nas ferramentas colabortivas), “mídias sociais”, “ferramentas online para redes sociais” entre outros. Vamos ver o que acontece. Obrigada pelo comentário.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: