Skip to content

O usuário merece muito… muito menos!

March 31, 2011

Cuidado

Preocupação

Questionamentos

Quanta importância se dá ao usário na criação e desenvolvimento de projetos? Quanta importância se dá aos relatórios? Quanta importância se dá aos stakeholders/clientes que opinam durante o desenvolvimento do projeto? Até que ponto é possível permitir interferência no processo de criação? Quando é o momento de dizer basta e defender uma boa e simples idéia?

Desenvolver projetos que facilitam a vida do usuário não significa excluir a possibilidade de fazê-lo aprender. Isso significa criar, também, manuais, cursos, dicas (de acordo com a audiência e o produto) que permitam ao usuário aprender um novo processo, uma nova regra, um novo modelo.

Mais importante que saber fazer as perguntas certas é saber defender uma boa idéia. Acreditar na sua idéia é o primeiro passo para defender o projeto.

Quanto tempo se gasta tentando encontrar a forma perfeita de passar uma mensagem? A melhor mensagem. A mais fácil de enteder. A mais apropriada. A mais direta. A mais educada. A mais criativa. Aquela com um toque de humor. Aquela que vai durar muito tempo na memória do usuário. Aquela adequada a todos os tipos de cognição.

Cuidado: Concentre-se no problema real/principal. Este é o seu maior desafio a ser resolvido

Preocupação: Se preocupe com o usuário típico; aqueles que formam o maior grupo de usuários. Eles definirão o sucesso do produto.

Questionamentos: Faça muitas perguntas. Mas faça as perguntas certas.

“COMPLICAR O SIMPLES É FÁCIL.
CRIATIVIDADE É SIMPLIFICAR O COMPLICADO.” (Charles Mingus)

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: