Skip to content

Persuasão por escassez

November 7, 2010

O uso de artifícios de persuasão no projeto de produtos tem o objetivo de guiar a criação de um grupo de informações que estimulem o usuário a concluir uma tarefa por meio de recompensas ou informações que lhe causem incertezas (o objetivo do produto é a troca, como compras ou doações).

Dentre as conduições de persuasão encontradas na literatura ustiliza-se muito o princípio de escassez, muito utilizada no marketing. Esta estratégia é formada pela inclusão de uma quantidade limitada de itens disponíveis numa determinada promoção. O usuário é persuadido a tomar uma decisão de compra de forma ágil para não perder a oportunidade.

Outra forma de apresentar escassez é fornecer a informação sobre o tempo de duração da oferta ou, ainda, quantos dias faltam até a promoção terminar. A informação por si já é suficientemente persuasiva. Mas existe uma forma de apresentar esta informação que parece estressar persuadir um pouco mais o usuário. O tempo que falta para o fim da promoção aparece no formato de contagem regressiva. Ler uma informação que precisa ser processada pelo cérebro possui menos impacto do que observar um relógio fazendo uma contagem regressiva no tempo que resta para a promoção. O site WagJag ustiliza este artifício como pode ser observado na imagem abaixo.

Persuasão e o princípio de escassez

Persuasão e o princípio de escassez: exemplo encontrado no site WagJag em novembro de 2010

Além da escassez foram utilizados, também, os seguintes princícpios de persuasão:

Recompensa: Motivador referenciando uma recompensa pela compra do produto. “You save: U$80,00” e “Discount: 52% ” “A pair of FREE earrings including shipping (A $155 value)“.

Prova social:  É a atividade de adicionar um elemento que comprove socialmente a importância daquele produto. “80 bought“.

From → Persuasão

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: