Skip to content
Tags

,

Mega Drop-Down Menu

October 28, 2010

Painel drop-down grande e bidimensional com um grupo de opções de navegação que eliminam o uso do scroll e estão associados ao uso de tipografia, ícones e ‘tooltips‘ para explicar as escolhas do usuário.” (Nielsen, 2009)

Os tradicionais menus podem esconder uma grande quantidade de informação do usuários, pois na construção de uma arquitetura de informação apenas os itens mais importantes estarão presentes no primeiro e segundo nível de navegação. A proposta do Mega Menu parece oportunizar um acesso mais facilitado ao conteúdo relacionado-o com o rótulo anterior do “topo do iceberg” (primeiro nível). Aparentemente seus benefícios são:

1) Oferecer acesso mais rápido aos conteúdos do site; e
2) Fazer presença às  informações que, de outra forma, o usuário não saberia que existem – dependendo do produto as pessoas tendem a fazer as mesmas coisas sempre e não realizar pesquisas para descobrir coisas novas.

O Mega Menu é oportuo em sistemas estruturados em uma grande quantidade de informação e que dependem de mais do que 2 níveis de menus. Para saber mais sobre este tipo de menu veja o artigo Mega Drop-Down navigation Menus Work Well publicado em Alertbox, 23 de março de 2009.

Os dois exemplos abaixo mostram o site do Walmart e da Barnes & Noble com Mega Menus.

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: