Skip to content

Sem manual

November 13, 2009

Este post é sobre meu antigo blog que estou desativando. Os post que continuam a partir deste ponto pertenciam ao antigo blog.

Meu blog não tinha nome. Até porque a razão do blog era mais para guardar coisas que eu não queria esquecer, do que para informar aos outros. Mas percebi que, independente da razão, este espaço precisava de um nome. Pois bem, este blog passa a se chamar SEM MANUAL! Explico.

Eu tenho um filho de 1 ano e 2 meses. Ele nasceu sem manual, vejam só que loucura! Ok, não vou negar, utilizei manuais alheios: livros escritos por pediatras, por psicólogos, por mães e pais de primeira, segunda, quinta viagem que decidiram publicar seus melhores e piores momentos acompanhado de dicas de “sobrevivência”. Enfim, o bebê vem sem manual, mas é possível encontrar formas de “utilizá-lo” em qualquer lugar. Assim como muitos produtos que compramos por aí, incluindo softwares e sistemas!

Além dos manuais alheios serviu, também, a experiência adquirida pela observação do comportamento de pais “em exercício”. A educação de sobrinhos, filhos de amigos e televisão também foi importante para a aquisição de conhecimento para realizar as tarefas que iniciariam com a chegada do bebê.

Naturalmente um bebê não é um produto qualquer que seja utilizado tal qual um manual poderia descrever. A individualidade, neste caso, pode fazer um manual inteiro ir para o lixo. Meu filho não teve cólicas, febre por causa de vacinas ou por causa de dentes nascendo. Com dois meses e meio ele começou a dormir a noite toda (sim, a noite toda) e para isso utilizamos as instruções do “Nana nenê: Como resolver o problema de insônia do seu filho” de Eduard Estivill.

Onde eu quero chegar afinal? Eu explico! Pra quê manual? Será que sem manual a experiência não fica mais divertida! Pode ser que sim. Ela pode se tornar, também, mais emocionante, o que não significa, necessariamente, uma coisa boa.

O produto, compreendido por certa quantidade de interações possíveis, determinará a quantidade ou qualidade do seu manual. Um jogo não vai oferecer todas as dicas que permitirão ao jogador passar para o próximo nível. Mas um porta retrato digital deve oferecer informação suficiente para que todas as suas funções possam ser utilizadas. Levar em conta o nível de experiência do possível usuário é importante, mas, em um universo tão diverso de possíveis clientes, nunca se sabe quanta informação ou conhecimento possuirá o usuário.

Ao chegar em casa, com meu novo porta retrato digital, o que eu mais quero é ver aquele aparelhinho funcionando com as lindas fotos do meu filhinho. Então seria muito bom se, ao retirar o produto da embalagem, eu não tivesse que me preocupar em procurar o manual para encontrar o botão de ligar, ou encontrar a entrada do dispositivo que permitirá a alimentação de fotos, ou ainda, determinar a forma como as fotos serão apresentadas. Seria bom entender todas estas funcionalidades nos elementos de interação, botões e telas disponíveis no produto. Pelo menos para realizar as operações básicas esperadas do produto.

Bom, a realidade é que nem sempre estas interfaces são simples, mas, mesmo quando são simples, existem usuários que não saberão como proceder porque não possuem conhecimento específico.

Não gosto no termo “intuitivo”, mas neste caso abro uma exceção para justificar o nome do blog. Viver SEM MANUAL aponta um mundo melhor de pessoas que fazem sua parte para se manterem atualizados (usuários) e Pessoas que se esforçam para oferecer produtos com interfaces “intuitivas” de interação (designers).

E quanto a ter filhos sem manual… Bom, é a fase em que mais aprendi sobre “ser humano”, sobre ter cuidados, sobre oferecer afeto, amor, carinho e tantas outras coisas que me torna mais preocupada com a vida e em como ela poderia ser mais fácil e simples para que nossos filhos não sofram.

From → User Experience

Leave a Comment

Leave a Reply

