Skip to content

Regra do 7+/-2

June 30, 2006

Uma teoria publicada por Miller em 1956 sugere que o ser humano não possui condições de assimilar mais que 9 itens de uma lista em um curto espaço de tempo. Entretanto este número pode variar entre 5 e 9, dependendo da pessoa.

Faça uma experiência: selecione uma lista de cerca de 30 palavras e faça um ditado com algumas pessoas. Peça então para que estas pessoas escrevam o maior número de palavras que possam lembrar. Você verá que 7 é o número médio de palavras lembradas, mas verá também que este número oscila entre 5 e 9 palavras, fazendo referência, então, a regra do 7+/-2. Verifique ainda a quantidade de palavras que não fazem parte da lista.

Embora a regra se aplique à memória de trabalho ou memória de curto prazo, é conveniente levar em conta o número de itens em listas de menus, tabelas ou outras arquiteturas de informação que não exijam a utilização exclusiva da memória de curto prazo para realização da tarefa. Quando a lista for muito extensa considere a fragmentação dos itens, criando grupos consistentes de informação.

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: