Skip to content

Com quantas palavras se constrói uma linha?

June 6, 2005

Algumas referências podem ser encontradas na internet que demonstram a necessidade de reduzir o número de palavras em uma linha para que haja compreenssão na leitura de um texto. O problema acomete principalmente pessoas com dislexia comprometendo a atenção durante a leitura quando as linhas ultrapassam 12 palavras. No entanto, longas linhas de texto também prejudicam a leitura feita por pessoas normais.

Segundo Lynch e Horton, o tamanho ideal de uma linha de texto baseia-se na fisiologia do olho humano. Em uma distânica normal de leitura o arco do campo visual mede poucas polegadas (aproximadamente 12 palavras por linha). Um número maior de palavras prejudica o rítmo de leitura. Pesquisas mostram que com a diminuição do ritmo de leitura diminui também a taxa de retenção, e isso acontece na medida em que o tamanho da linha começa a exceder o tamanho ideal. O motivo decorre da necessidade de que os leitores precisam usar os músculos do olho e pescoço para manter a continuação entre o fim de uma linha e o início de outra. Assim, se o olho atavessa uma grande distância na página o leitor pode facilmente se perder e ser obrigado a “caçar” o começo da próxima linha.

Estudos quantitativos mostram que linhas com extenções moderadas aumentam significativamente a legibilidade do texto e a maior parte dos usuários da web acham que as linhas muito extensas são difíceis de ler. Para pessoas com problemas de leitura as linhas extensas podem tornar-se uma barreira significativa. (Patrick J. Lynch e Sarah Horton, Web Style Guide – Basic Design Principles for Creating Website 2nd edition, page 97)

Os sites web ajustáveis ou com layout flexível ajudam a entender este problema. Embora muitas pessoas ainda utilizem resoluções baixas em seus monitores é crescente o número de monitores maiores no mercado com preços acessíveis, e com eles as resoluções utilizadas pelos seus proprietários tendem a aumentar. Quando a resolução do monitor aumenta nestes sites ajustáveis ou flexíveis o usuário percebe sua janela ou tela, quando maximizada, passa a preencher toda extrensão horizontal expandindo o conteúdo e provocando, assim, um aumento no número de palavras em uma llinha. Com mais caracteres em uma linha fica comprometido o grau de atenção durante a leitura, isso sem falar na possível perda de organização visual ótima.

Segundo Hudson, Weakley e Firminger é difícil mensurar um tamanho definitivo que seja o melhor comprimento de linha, mas como regra geral uma linha não deve exceder os 70 a 80 caracteres e o texto deve ser alinhado pelo lado direito e esquerdo.

Saiba mais: “Desenvolvimento de sítios para utilizadores com deficiências cognitivas e dificuldades deaprendizagem”, uma tradução do artigo”Developing sites for users with Cognitive disabilities and learning difficulties” de Roger Hudson, Russ Weakley e Peter Firminger. Eles examinam os tipos de problemas que os visitantes de sites podem encontrar quando usam a web e oferecem sugestões e soluções práticas sobre como desenvolver sítios web incluindo pessoas com incapacidades cognitivas ou com dificuldades de aprendizagem.

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: